Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1
Onde eles estão?

FLAVIO KOUTZII
("LAERTE")

- Em meados da década de 60, era militante do PCB no Rio Grande do Sul. Empolgado pela luta armada para derrubar o regime, aderiu à Corrente Revolucionária que surgiu dentro do PCB e, em Out 67, compareceu ao encontro dessa dissidência que, em Abr 68, daria origem ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

- Entretanto, partiu para outros caminhos e, em Abr 68, em Santos/SP, participou do congresso de fundação do Partido Operário Comunista (POC), formado pela fusão da Dissidência Leninista do PCB gaúcho (DL/PCB/RS) com dissidentes da Política Operária (POLOP). Nesse congresso, foi eleito membro efetivo do Comitê Nacional do POC e seu dirigente no RS. Em Jun 69, participou da Reunião Ampliada Nacional do POC, realizada numa casa de praia em Tramandaí/RS.

- Planejou e participou de diversas ações armadas, dentre as quais a primeira ação do POC no RS - o assalto ao Banco Industrial e Comercial do Sul, em Porto Alegre - ocorrida em 23 de julho de 1969.

- Em abril de 1970, Flavio Koutzii e sua companheira, a também militante Maria Regina Jacob Pilla ("Carmen"), fugiram do Brasil.

- Em julho de 1971, já no Chile, abandonou o POC e filiou-se ao trotskismo, ingressando na Tendência Combate, organização do Secretariado Unificado da IV Internacional.
 
- Ao exercer suas atividades clandestinas na Argentina foi preso de 1975 a 1979. Libertado graças a uma campanha internacional de solidariedade, exilou-se na França, de onde retornou para o Brasil em 1984.
 
- Foi um dos fundadores do PT no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1986 candidatou-se ao Senado – não foi eleito.
 
-  Em 1988, quando Olívio Dutra chegou à prefeitura da Capital, Flávio Koutzii, eleito o vereador mais votado do PT de Porto Alegre, foi coordenador da primeira bancada petista na Assembléia gaúcha.

- Líder do governo na Câmara de Vereadores por dois anos, Koutzii foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990. Em dois mandatos, até o final de 1998, foi líder da bancada petista.
 
- Em 1998, Koutzii foi eleito deputado estadual pela terceira vez, mandato que reassumiu somente em abril de 2002, depois de três anos como chefe da Casa Civil do governo de Olívio Dutra.
 
- Em 2002 foi reeleito para o quarto mandato de deputado estadual pelo Rio Grande do Sul.
 
- Em 2010 foi um dos coordenadores de campanha de Tarso Genro ao Governo do Rio Grande do Sul.
 
- Atualmente, à frente de oito funcionários, é o chefe da Coordenação de Assessoramento Superior do Governador Tarso Genro.

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.