Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1
Onde eles estão?

DILMA VANA ROUSSEFF LINHARES
("ESTELA", "LUIZA", "PATRICIA", "WANDA")

- Em 1967, era militante da Política Operária (POLOP), em Minas Gerais, junto com seu marido, Claudio Galeno de Magalhães Linhares ("Aurélio", "Lobato"). Saiu da POLOP e, também com seu marido, ingressou no Comando de Libertação Nacional (COLINA), tendo sido eleita, em Abr 69, quando atuava na então Guanabara, membro do seu Comando Nacional.

- Acompanhou a fusão entre o COLINA e a Vanguarda Popular Revolucionária, que deu origem à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P). Em Set 69, participou como convidada - só com direito à voz - do I Congresso da VAR-P, realizado numa casa em Teresópolis. Nessa ocasião, Darcy Rodrigues, um ex-sargento do Exército oriundo da VPR, tentou agredi-la, sob a ameaça de Dilma não mais poder participar das ações armadas. Na ocasião, recebeu a proteção de Carlos Franklin Paixão de Araújo e com ele foi viver e militar no Rio Grande do Sul.
 
- Em 16 de janeiro de 1970 foi presa na cidade de São Paulo / SP.
 
- Foi condenada em primeira instância a seis anos de prisão. O Superior Tribunal Militar reduziu, então, a condenação a dois anos e um mês. Teve também seus direitos políticos cassados por dezoito anos.
 
- Foi colocada em liberdade ao final do ano de 1972.
 
- Participou junto com Carlos Franklin Paixão de Araújo da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
 
- Foi Secretária de Estado de Minas, Energia e Comunicações do Governo do Rio Grande do Sul no período de1999 a 2002.

- No período de 1º Jan 2003 a 31 Dez 2010 foi Ministra de Minas e Energia e Ministra-Chefe da Casa Civil – Governo Lula.
 
- Em novembro de 2010 foi eleita Presidente da República, tendo tomado posse em 1º de janeiro de 2011.

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.