Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1
Onde eles estão?

JESSIE JANE VIEIRA DE SOUZA

- Militante da ALN/RJ.
 
- Em 01 Jul 70, levando armas escondidas no baixo ventre simulando gravidez, tentou seqüestrar o avião Caravelle da Cruzeiro do Sul, no Galeão. Jessie Jane foi presa com mais três militantes da ALN, um dos quais seu marido, Colombo Vieira de Souza, que levava uma arma escondida no sapato e os irmãos Fernando e Heraldo Palha Freire.
 
- Durante o frustrado seqüestro, o Cmt do avião, Harro Cyranka, foi ferido. O único morto na ação foi Eraldo Palha Freire, que faleceu três dias depois, em conseqüência dos ferimentos. (“dos filhos desse solo”  - Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio).
 
- Jessie, após a prisão,  foi para o Presídio Talavera Bruce, em Bangu, e Colombo foi para o Presídio da Ilha Grande. Em 1972 casaram-se e continuaram presos.  A "ditadura sanguinária"  permitia que Colombo fosse passar os fins de semana em Bangu. Às vezes, ficava até mais tempo.
 
- Em 1976, da união nasceu a filha Leta. Jessie Jane alega tortura durante o parto no hospital. Jessie e Colombo continuaram na prisão até 9 de fevereiro de 1979, quando foram beneficiados pela Lei da Anistia.
 
- A filha de Jessie requereu  indenização do Estado.
 
- De 1999 a 2002, exerceu o posto de diretora do Arquivo Público do Rio de Janeiro, onde estão arquivados todos os documentos do antigo DOPS. Ela foi nomeada por "Garotinho", Governador do Rio de Janeiro.
 
- De janeiro de 2006 a janeiro de 2010 foi Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
- É professora do departamento de história do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) / UFRJ.

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.