Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1
Onde eles estão?

ELIZABETH MENDES DE OLIVEIRA
("ROSA";  "BETH MENDES")

- Filha do suboficial da Aeronáutica Osmar Pires de Oliveira e de Maria Mendes de Oliveira, formou-se em Artes Cènicas pela USP.

- Era militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P), em São Paulo.

- Atuava no Setor de Inteligência e não foram poucas as reclamações de diversos dirigentes dessa organização comunista de que, em vez de bem desempenhar suas funções, costumava levar, para dentro do seu setor, seus próprios problemas pessoais.

- Em 29 Set 70, foi presa pela primeira vez, ficando quatro dias detida. Entre setembro e outubro foi novamente presa. Absolvida pelo Superior Tribunal Militar, foi solta após trinta dias de detenção.

- Bete Mendes foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, com o qual elegeu-se deputada federal, pela primeira vez, na legislatura 1983-87. Foi, porém, expulsa do partido por haver votado, ainda do regime de eleições indiretas, no Presidente Tancredo Neves. Elegeu-se novamente, desta feita como Constituinte, para a legislatura seguinte (1987-91), pelo PMDB. O rompimento com o PT, entretanto, não lhe impediu de apoiar as candidaturas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive a última, em 2006, quando muitos artistas abandonaram seu apoio a ele devido ao desgate que o partido sofreu com o escândalo que foi popularizado pela mídia como "mensalão"..
 
- Em Ago 85, já como deputada federal, enviou uma carta ao então Presidente da República, José Sarney, denunciando que, 15 anos antes, havia sido torturada pelo então adido do Exército no Uruguai, Cel Carlos Alberto Brilhante Ustra.( Ver Revanchismo).
 
- Atualmente, é artista da TV GLOBO..

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.