Erro
  • Erro ao carregar componente: com_imageshow, 1

Onde eles estão? Maria Augusta Carneiro

 

 

 

MARIA AUGUSTA CARNEIRO RIBEIRO
("GUTA", "ZAZÁ")

- Nascida em 1947, a mineira de Montes Claros foi aos EUA em 1964, num intercâmbio de estudantes.

- Ao regressar, ingressou na Faculdade Nacional de Direito e foi participar do movimento estudantil no Centro Acadêmico Candido de Oliveira, o "CACO", iniciando sua militância no PCB.

- Defensora da luta armada, ingressou na Dissidência do PCB na então Guanabara (DI/GB), mais tarde transformada no MR-8.

- Em outubro de 1968, foi presa pelo DOPS.

- Em 06 de setembro de 1969, foi a única mulher dentre os 15 militantes comunistas banidos para o México, em troca da vida do embaixador dos EUA, que havia sido seqüestrado dois dias antes.

- Do México, foi para Cuba, onde fez um curso de guerrilha.

- Em novembro de 1972, já morando no Chile, participou de uma assembléia do MR-8, que terminou num "racha": de um lado os "massistas", que continuaram (e até hoje continuam) com a sigla MR-8, e do outro, os "militaristas", defensores da continuação da luta armada, que adotaram a sigla "MR-8/CP", de "Construção Partidária". Este último grupo, mais radical, teve a liderança de "GUTA" e de Vladimir Palmeira, mas veio a dissolver-se no ano seguinte.

- Passou pelos seguintes países: Itália (onde fez uma cirurgia dentária), Argélia e Suécia, onde teve um filho e formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Upsala.

- Regressou ao Brasil após a anistia de 1979 e foi trabalhar na Companhia Vale do Rio Doce.

- Em 1999, trabalhava com seu marido na Editora da Rio Graphis.

- Em 2002, era a diretora de Produção e Comercialização da Fundação Santa Cabrini, um órgão da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que atua no sistema prisional.

- Em o8 de janeiro de 2003, a ex-guerrilheira foi nomeada Ouvidora Geral da Petrobrás, com um polpudo salário.

- Vítima de um acidente de carro, morreu em 15 de maio de 2009.

Voltar.

 

 

 

O TERNUMA agradece sua visita.
Ir para o topo
Desenvolvimento, Hospedagem e Manutenção por IBS Web.'.